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segunda-feira, 30 de maio de 2011

Economia & Vida: Criando seu próprio fracasso

Autora: Tatiane Carmem de Souza (eu)

Olá, na matéria de hoje venho com o intuito de ressaltar a capacidade, o comprometimento, a qualificação que um fracassado tem de "afundar" seu próprio negócio. Aqui estarão algumas lições de como NÃO SER para alcançar o olho da rua.
Ótimo para começar, vamos falar sobre visão de mercado.
A visão de mercado requer ideias abertas, abrangentes e estratégia. E um bom modo de conseguir ter uma visão de mercado falha enfim "vesga", é de centrar no seu próprio umbigo. Muitos comerciantes evitam a pesquisa de mercado, a participação com a sociedade, a comunicação e a propaganda para focar (nem um pouco abrangente) em seu próprio estabelecimento. Vamos então lembrar que somos uma rede chamada GLOBALIZAÇÃO. E que nossas atitudes espelharão lá no futuro com o nome de consequência.

Continuando, com nossas valiosas lições, outra grande "qualidade" é o mau atendimento. De diversas maneiras sempre tentei fazer com que os empreendedores percebessem o quanto isso faz a diferença. Mas muitos esquecem que quem tem o contato direto com o cliente/consumidor tem mais de uma opção, e se escolheu você, valorize... Ou se prefirir dê bons motivos pra que ele se sinta decepcionado.
A sua cara feia, pra um cliente de potencial, já é um ótimo motivo para que ele não queira te ver mais, e nem seus produtos.

Vamos para os números... Ah sim, primeiro número que quero demonstrar seguido de um símbolo: 30%. A maneira "básica" de ter 30% de lucro nos produtos vendidos ao preço de custo. Causa em dois problemas (capacidade de fracassar: 1 falha causa dois problemas, incrível! Parabéns!):
Primeiro problema: Você pode estar com o preço mais alto que a concorrência, traduzindo, não venderá.
Segundo problema: Você pode desvalorizar o seu produto, porque em critérios como transporte, inflação, impostos, tirando menos do que o valor justo, você estará perdendo.

Foi claro?

Para encerrar, gostaria de destacar, nunca é tarde demais para mudar sua visão mercadológica, e ampliar o seu negócio. Nunca um problema vai ser tão complexo que as soluções possam não ultrapassar. Aprendemos durante a vida, que erramos e temos a liberdade de mudar de ideia antes que percamos as oportunidades. Ser um fracassado é uma opção, e entre ser um trabalhador honesto, fiel, com um ótimo atendimento, enfim com o diferencial, por mais que a sorte não tenha dado as caras; o pior é abraçar os prejuizos, dormir com os juros e perder as chances de crescer.

Vendedor, comerciante, empresário, empreendedor, costureira, faxineira (enfim geradores economicamente potentes) etc.: Visão de mercado, visão abrangente, visão de futuro, coragem, ousadia e problemas, todos tem. 
O fracasso está em não usar essa capacidade. 

Tatiane Carmem de Souza

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