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quinta-feira, 19 de maio de 2011

EMPREENDEDORISMO - E aí? Parte 2

Continuando...

Após você analisar se este é mesmo o ramo que gostaria de entrar, porque você escolheu e se tens experiência.Você efetuará pesquisas não é mesmo? Como:
Se o mercado está superfaturado de comerciantes ou indústrias, se aprofundar mais sobre o assunto e perceber se você está preparado e/ou estaria disposto a dedicar mais tempo a esse ramo.

Agora nosso próximo passo, é calcular os investimentos inicias necessários para darmos sequencia ao nosso próprio negócio.

Para ajudar você, caro amigo, preparei uma lista com os ítens básicos.E não estão incluídos os complementos como seguro da empresa, alarmes, decoração, etc. Ou seja, está a seu critério, e ao seu bolso e ao seu negócio o que será destinado a isso. Você, particularmente, incluirá isso a sua tabela.

Despesas jurídicas e contábeis:
descrição: exigências dos órgãos públicos, taxas, licenças, despesas com o contador, etc.
Valor:  $$$$$$$$$

Aluguel do ponto:
descrição: muitas empresas/estabelecimentos comerciais começam a funcionar em lugares próprios. Entretanto, se você está pensando em alugar, procure uma imobiliária e faça uma pesquisa cuidadosa antes de fechar o contrato: o local permite o uso comercial de sua atividade, acesso de clientes, estacionamento, precisa de reforma, segurança, etc.
Valor:  $$$$$$$$$

Equipamentos, móveis, utensílios e instalação (relacione cada ítem):
descrição: Relacione tudo que está envolvido na fabricação dos seus produtos ou serviços. Imagine cada etapa do processo, desde a entrada até a saída, quando o produto é entregue ao cliente. É importante fazer uma planta básica para determinar o espaço necessário, instalações, etc.
Valor:  $$$$$$$$$

Comunicação e tecnologia:
O sistema de comunicação da empresa/comércio, interno ou exteerno, é um fator muito importante. Como será feito a comunicação com os clientes e com os fornecedores? Quais os meios que serão utilizados para gerenciar o relacionamento da empresa/comércio? Telefones, computadores, etc. Assim como você fez uma planta para determinar os ítens acima, aqui você precisa analisar cada etapa e especificar a demanda.
Valor:  $$$$$$$$$

Transportes:
Esse ítem é colocado a parte dos equipamentos, por se tratar de um complemento ao atendimento. Pode ser que você necessite de um veículo utilitário para seus técnicos, ou entregar seus serviços e/ou produtos. Algumas empresas incluem a entrega, em outras é o cliente que carrega o produto. Em outros casos você poderá terceirizar: correios, transportadora e etc.
Valor:  $$$$$$$$$

Contratação de funcionários:
Assim como você especificou os equipamentos, móveis e a instalação, você pode dimensionar a quantidade de funcionários necessários em cada etapa para que o cliente fique satisfeito.
Valor:  $$$$$$$$$

Capital inicial de giro:
descrição: Normalmente uma empresa/comércio, por menor que seja, deve contar com o capital de giro de segurança para pelo menos três meses. Esse valor deve ser duas vezes o total das despesas fixas do mês. Por exemplo, se sua empresa tem uma despesa fixa de aproximadamente 1 mil por mês você precisará de 2 mil por mês e 6 mil em três meses.
Valor:  $$$$$$$$$

Propaganda e Marketing:
descrição: Se você abre uma empresa/comércio mais ninguém sabe que ela existe, não adiantará nada. Você precisa prever anúncios, mala-direita, folhetos, letreiro, cartazes, etc. Além disso é necessário realizar anualmente uma pesquisa de mercado / clientes para orientar suas decisões.
Valor:  $$$$$$$$$

TOTAL: $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

O que seria a despesa fixa ?

Darei exemplos para você melhor entender: aluguel, salários, comissão de vendedores, luz, água, telefone, internet, material de limpeza, manutenção, etc.
E as variáveis são: compra de matéria-prima, combustível, impostos, taxas bancárias, etc.

Já fiz tudo isso... Já sei o valor necessário, já sei o INVESTIMENTO INICIAL. E agora?

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